Dicas para o primeiro emprego. Veja Aqui<
Mercado de Trabalho: cursos técnicos ou faculdade ? Veja Aqui<
Dicas para um curriculo campeão. Veja Aqui<
Dicas para a temivel entrevista de emprego. Veja Aqui<
Maquiagem para o trabalho. Veja Aqui<
Como pedir um aumento de salário. Veja Aqui<
Motivação: exemplo do cachorro e gato. Veja Aqui<
Como se comportar na festa da empresa. Veja Aqui<
Convivência no trabalho. Veja Aqui<
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
domingo, 29 de agosto de 2010
Criatividade: fundamental no ambiente de trabalho, mas como mantê-la?
Cada vez mais a criatividade tem sido vista como um diferencial no mercado de trabalho e instrumento preponderante para quem deseja crescer na carreira, principalmente entre os que ocupam cargos mais altos na hierarquia de uma empresa.
Diante dessa realidade, a pergunta inevitável é: como alimentar a criatividade, mantendo-a "acesa" o tempo todo?
Defina seu papel
Primeiro, é preciso que você tenha bem definida a sua função dentro da empresa. Caso contrário, perderá seu tempo em tarefas que não agregam valor e desperdiçam sua energia, além de desviarem você do foco.
Ao longo do tempo, poderá se sentir cansado e repleto de trabalho, ao mesmo tempo em que a empresa, em um sentido contrário, achará que você não tem apresentado resultados esperados para a sua função: novas idéias, novos clientes, perfil dos concorrentes etc.
Pense: você ocupa um cargo estratégico, certo? Então, neste caso, aja como tal: coloque a "mão na massa" quando necessário, dando todo o suporte que sua equipe necessita, mas tenha consciência do que a empresa espera de você: inovação.
Trave uma briga com sua agenda
Para manter a criatividade em dia, você precisa de tempo! É impossível criar envolvido em tarefas operacionais e preocupado em resolver questões e pendências de rotina o tempo todo.
Diante disso, a solução é travar uma verdadeira guerra com sua agenda, priorizando atividades e sabendo deixar algumas coisas para depois, quando necessário.
Esteja certo de que a mudança de postura não virá de um dia para outro. Você passará pelo processo de aprender a dizer não algumas vezes, não por "má vontade", mas sim para conquistar espaço em sua agenda para o que realmente interessa.
Aguce sua criatividade!
Pode-se dizer que a criatividade está bastante atrelada ao perfil de cada um: obviamente, quem é avesso a mudanças, terá maior dificuldade em ser criativo. Mas, mesmo aqueles dotados de alto poder de criação, precisam de meios para aguçá-la.
A fonte de boas idéias, em determinado momento, pode secar! Confira algumas dicas para evitar que isso aconteça, ou contornar a situação, caso já enfrente alguns problemas:
* Informação: para propor novas idéias e melhorias, é preciso conhecer o produto, serviço ou segmento em questão. Informe-se sobre a concorrência, mantenha-se por dentro de todos os processos envolvidos.
* Network: mantenha contato com profissionais da sua área. Participe de eventos e converse muito! Dessa forma você pode captar uma necessidade do setor, uma tendência de mercado.
* Atenção: mantenha-se aberto às idéias novas. Evite se prender somente aos problemas. Pense: numa conversa informal com os amigos uma solução simples pode lhe vir à mente!
* Lazer: ninguém é de ferro, certo? Então, que tal se dedicar ao descanso e às boas opções de lazer. Mais relaxado, sua mente se abrirá para novas perspectivas. Comece o quanto antes!
Busque Conhecimento
È necessário estar em constante aprendizado, para acompanhar as mudanças. È possível fazer cursos grátis: online, através de agências de emprego, instituições de ensino público e privada. Existem colégios que ofertam cursos técnicos com carga horária de 800 h, 1200 h, agências de emprego/estágio que oferecem cursos rápidos que tem duração média de 5 a 30 dias.
Algumas faculdades realizam cursos no período de férias, e estes podem ser feitos por pessoas que não são alunos da faculdade.
Fique atento às oportunidades.
Algumas faculdades realizam cursos no período de férias, e estes podem ser feitos por pessoas que não são alunos da faculdade.
Fique atento às oportunidades.
sábado, 28 de agosto de 2010
Empregabilidade aos 40 anos

A Hora e a Vez dos Profissionais Experientes nas Empresas
Gente para trabalhar no Brasil, nunca faltou, o mercado de trabalho nem consegue absorver todos que anualmente entram nele, o grande problema é a qualificação, falta gente qualificada no Brasil.
Com a expansão da economia para todos os lados, como estamos tendo no Brasil hoje em dia, as empresas estão precisando cada vez mais de profissionais experientes e qualificados para poder liderar e dar suporte para suas equipes.
É um fenômeno interessante: como a experiência está sendo mais valorizada, os bons profissionais estão parando de trabalhar cada vez mais tarde e estamos vendo cada vez mais pessoas de 40, 50 anos dividindo as salas de espera da entrevista de emprego com os mais jovens de 20.
Nunca é tarde para se mudar de empresa, mudar de ares ou até mesmo começar uma nova carreira. Experiência profissional, no entanto, sozinha não é capaz de garantir o sucesso em uma entrevista de emprego, de nada adianta ter toda uma qualificação se você não conseguir se vender corretamente, não passar a impressão correta.
Obviamente ainda existe muita discriminação por parte de algumas empresas, que nem chegam a chamar pessoas de 40 ou 50 anos para as suas entrevistas de emprego, mas os profissionais mais experiêntes podem comemorar, nunca o índice de desemprego foi tão baixo para esta faixa etária.
Para se ter uma idéia deste fenômeno, segundo o IPEA ( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ) o desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos é 3,5x maior que entre os profissionais de mais de 24 anos.
Para ajudar quem está na casa dos 40 ou 50 anos e quer voltar a trabalhar ou então mudar de empresa, o Guia da Carreira, preparou algumas dicas simples para a entrevista de emprego:
Dicas para a Entrevista de Emprego de Profissionais Experientes
Destaque Sempre a Experiência Profissional na sua Entrevista de Emprego
A principal vantagem dos profissionais de 40 ou 50 anos sobre os mais jovens com certeza é a experiência. Na hora da entrevista de emprego quando você for falar dos cargos que já ocupou em outras empresas, aproveite sempre para falar sobre a sua trajetória e suas realizações, destaque o quanto você já colaborou para outras empresas e o quanto pode trazer para esta nova companhia.
Um profissional experiente e que vai agregar valor pode ser tudo que a empresa está buscando naquela rodada de entrevistas de emprego.
Indique Comprometimento e Atualização em Relação a sua Profissão
Muitas vezes um profissional mais velho pode passar a impressão de falta de atualização e dinamismo a primeira vista. Combata esta estereótipo na sua entrevista de emprego destacando sempre cursos e atualizações que você tenha feito. Destaque que você tem se atualizado com frequência.
Caso você não tenha se atualizado com frequência, adote esta postura, mesmo que não seja possível realizar cursos, procure sempre ler e pesquisar sobre a sua profissão. Mostre-se comprometido e atualizado com o universo da sua profissão.
Demonstre Disposição para Aprender Coisas Novas
Ninguém é sabio o bastante a ponto de não precisar aprender coisas novas. Durante a entrevista de emprego, deixe esta postura bem clara: você é sim um profissional experiente vai ensinar muito a equipe, mas também está sempre disposto a aprender com os mais jovens. Isso mesmo !! Demonstre confiança, mas demonstre também humildade e que você está disposto a colaborar. Mais jovens e mais velhos podem formar excelentes equipes, onde cada um colabora com o que tem de melhor.
Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br
28/08/10
Assinar:
Postagens (Atom)