terça-feira, 25 de outubro de 2011

Comprador



Independentemente da habilitação selecionada, o comprador é o profissional a quem cabe o gerenciamento, o controle e a direção dos negócios pertinentes à organização ao qual é parte fundamental, buscando os melhores resultados em termos de lucratividade e produtividade. Comprar é uma arte, talvez das mais antigas, motivo pelo qual o padrão atual exige que o Gestor de Compras possua qualificações, demonstrando conhecimentos dos procedimentos a serem adotados, das características dos materiais, bem como da arte de negociar, essencial na prática das transações.

Fazendo uma síntese, pode-se dizer que a responsabilidade do comprador transcende o simples fato de adquirir materiais, e sim, dar retorno (lucro) à organização na qual faz parte. Cada organização determina o perfil exigido para a contratação do profissional, para contemplar os objetivos assim determinados. Não poderia ser diferente para o profissional de compras, que ocupa uma posição de destaque nas organizações; este fato se deve por se tratar de uma profissão que exige uma diversidade de conhecimentos.
Podemos concluir que o comprador tem responsabilidades que são acompanhadas de autoridade na tomada de decisão, condições essenciais da função, ou seja, o profissional sem esta autonomia não poderia exercer tal função, porque jamais conseguiria maximizar os resultados na sua atividade, pois não poderia se responsabilizar por negociações com fornecedores.


Desta forma, estão intrínsecas nesta atividade os valores de bom negociador, iniciativa e capacidade de decisão, bem como objetividade e idoneidade. Utilizando como exemplo o setor Distribuidor/Atacadista, o profissional de abastecimento (compras) exerce uma atividade estratégica e de muita importância, em função de sua atuação estar diretamente ligada aos resultados financeiros na comercialização de produtos, seja na redução do custo de compras e no apoio na alavancagem de vendas.

Para se obter um bom resultado comercial, o trabalho de aquisição (compras) é fundamental, pois nada será feito com sucesso no processo de vendas, se o fator redução dos custos não for realizado de forma inteligente, adequando o lote de compra, ajustando tipo de embalagem, lead-times (tempo de ressuprimento), prazos de entrega, negociação de condições competitivas e criar estratégias em conjunto com o fornecedor para incentivar as vendas. O comprador representa a empresa mediante o mercado fornecedor, espelhando os valores, conceitos, políticas e objetivos comerciais da organização, visto que o principal elo e o mais importante no relacionamento comercial com seus principais parceiros são os fornecedores.

Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário