sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ginástica laboral

Os movimentos da ginástica laboral oriental equilibram corpo e mente. Foto: Marcelo Pereira/Terra



Tendinite, dor nas costas, cansaço. Não é necessário dizer que trabalhar o dia inteiro sentada em frente a um computador faz mal à saúde. A solução para isso é simples (e já adotada em muitas empresas): tirar 15 minutos de intervalo para fazer alguns exercícios - a chamada ginástica laboral. 

Melhor ainda se for uma ginástica que promete resolver, além dos problemas físicos, os psicológicos, como estresse, nervosismo, falta de atenção e alterações de humor. Chamada de ginástica laboral oriental, a técnica pouco conhecida é da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental (SBTCC). 

Marcelo Pereira

"O trabalho da ginástica laboral oriental abrange a pessoa por completo. Envolve movimento, postura, respiração, visualização de imagens", diz Maria Ângela Soci, presidente da STBCC. 

Os movimentos imitam animais e são baseados em exercícios da Medicina Tradicional Chinesa, do Tai Chi Chuan Yang Tradicional, do Chi Kung (exercícios terapêuticos) e do Pa Tuan Chin (oito exercícios preciosos). 

Para quem quer conhecer, Maria Ângela ensina o passo-a-passo de dois dos mais completos exercícios da técnica, o exercício da garça e o vôo do ganso. Ela lembra que os movimentos devem ser repetidos várias vezes e é importante se concentrar na respiração: inspirar o ar nos movimentos expansivos e soltar o ar nos movimentos de recolhimento.


Fonte: mulher.terra.com.br 

Um comentário: