
Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/12/2008, sobre como falar sobre pretensão salarial numa entrevista de emprego.
Como falar sobre pretensão salarial
Em segundo lugar, o entrevistador irá avaliar o quanto você se informou sobre as faixas salariais do mercado de trabalho. Ou lendo pesquisas em jornais e sites, ou o que seria mais indicado, perguntando para alguém que já desempenha uma função igual num tipo de empresa semelhante. E em terceiro lugar, o entrevistador vai avaliar se o que você espera ganhar está dentro dos limites do quea empresa pode pagar pela função.
Por isso, é recomendável responder dando uma faixa, e não um único número. A resposta então seria: "espero ganhar entre 1000 e 1300 reais, se isso estiver de acordo com a política da empresa". Sendo que o número mais baixo deve ser o mínimo que você aceitaria. E o valor mais alto deve ser no máximo, 30% maior do que o valor mais baixo. Mais do que isso, iria parecer um chute.
E se o entrevistador disser que a sua expectativa está acima do que a empresa pode pagar? Aí, em vez de responder, o melhor é perguntar: a empresa oferece boas oportunidades de carreira? Dependendo do que o entrevistador responder, talvez valha a pena começar com um salário um pouco menor que o pretendido. E se a nossa ouvinte estiver empregada e a proposta for para ganhar menos do que ela ganha atualmente? Nesse caso, ela precisa entender a diferença entre salário e pacote de remuneração.
Existem empresas que oferecem vários benefícios, como convênio médico extensivo à família, convênio odontológico e custeio de parte dos estudos. E existem empresas que não oferecem nada, além do que a lei manda. Portanto, a expectativa deve estar baseada no todo e não apenas no salário, que é uma parte do todo. Como se vê, definir expectativa e pretensão, é uma questão de matemática e não de português.
Max Gehringer, para CBN.
Fonte: estou-sem.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário