
Auto confiança
Material: Venda para os olhos.Desenvolvimento : Formar duplas com todo o grupo.Em cada dupla, uma pessoa é vendada e a outra a conduz para dar um passeio fazendo-a passar por situações diversas ( se possível ) Escadas, por meio de cadeiras.
Depois de alguns minutos, inverter os papéis. No final, fazer uma avaliação : Como foi a experiência, como se sentiu?, como foi ser conduzido?, como foi conduzir?"Devemos nos entregarmos nas mãos de Deus sem medo, deixar Deus nos conduzir.
30 SEGUNDOS
Participantes: 10 a 30 pessoas - Tempo Estimado: 30 minutos - Modalidade: Debate.- Objetivo: Estimular a participação de todos por igual nas reuniões e evitar interrupções paralelas.- Material: Nenhum.- Descrição: O coordenador apresenta um tema a ser discutido pelo grupo. Baseado neste tema, cada integrante tem trinta segundos parafalar sobre o assunto apresentado, sendo que ninguém, em hipótese alguma, pode ultrapassar o tempo estipulado, ao mesmo tempo em que os outros integrantes devem manter-se em completo silêncio. Se o comentário terminar antes do término do tempo, todos devem manter-seem silêncio até o final deste tempo. Ao final, a palavra o tema pode ser, então, debatido livremente. O coordenador também pode desviar,utilizando como tema, por exemplo, "saber escutar e falar",introduzir questões como:* Sabemos respeitar e escutar (e não simplesmente ouvir) a opinião dos outros?* Conseguimos sintetizar nossas opiniões de maneira clara e objetiva?
AFETO
Participantes: 7 a 30 pessoas - Tempo Estimado: 20 minutos - Modalidade: Demonstração de Afeto.- Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e afeto.- Material: Um bichinho de pelúcia.- Descrição: Após explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento(carinho, afeto, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados afazer o mesmo gesto de carinho no integrante da esquerda. Por último,deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram
COMUNICAÇÃO GESTICULADA
Participantes: 15 a 30 pessoas- Tempo Estimado: 30 minutos- Modalidade: Comunicação Gestual.- Objetivo: Analisar o processo de comunicação gestual entre os integrantes do grupo.- Material: Aproximadamente vinte fichas com fotografias ou desenhos para serem representados através de mímicas.- Descrição: O coordenador auxiliado por outros integrantes deve encenar através de mímicas (sem qualquer som) o que está representadonas fichas, cada qual em um intervalo de aproximadamente um minuto.Os demais integrantes devem procurar adivinhar o que foi representado. Em seguida, deve-se comentar a importância da comunicação nos trabalhos e atividades do cotidiano, bem como do entrosamento dos integrantes do grupo para que juntos possam atémesmo sem se comunicar entender o que os outros pensam ou desejam fazer.
CONHECENDO MELHOR O GRUPO
Participantes: 7 a 15 pessoas- Tempo Estimado: 20 minutos- Modalidade: Objetivos Individuais.- Objetivo: Compreender os objetivos individuais e sua relação com o grupo.- Material: Lápis e papel para os integrantes.- Observação: O horizonte do desejo pode ser aumentado, como por exemplo, um sonho que se deseja realizar no decorrer da vida.- Descrição: O coordenador pede aos integrantes que pensem nas atividades que gostariam de fazer nos próximos dias ou semanas(viagens, ir bem numa prova, atividades profissionais, familiares,religiosas, etc.). Então, cada integrante deve iniciar um desenho que represente o seu desejo na folha de ofício. Após trinta segundos o coordenador pede para que todos parem e passem a folha para o vizinho da direita, e assim sucessivamente a cada trinta segundos até que as folhas voltem à origem. Então cada integrante descreve o que gostaria de ter desenhado e o que realmente foi desenhado. Dentre asconclusões a serem analisadas pelo coordenador pode-se citar:* Importância de conhecermos bem nossos objetivos individuais e coletivos;* Importância de sabermos expressar ao grupo nossos desejos e nossas dificuldades em alcançá-los;* O interesse em sabermos quais os objetivos de cada participante do grupo e de que maneira podemos ajudá-los;* Citar a importância do trabalho em grupo para a resolução de problemas;* Outros
Quem sou eu?
Objetivo tornar os membros do grupo conhecidos rapidamente, num ambienterelativamente pouco inibidor.Passos1- Cada um recebe uma folha com o título: "Quem sou eu?"2- Durante 10 minutos cada um escreve cinco itens em relação a si mesmo,quefacilitem o conhecimento.3- A folha escrita será fixada na blusa dos participantes.4- Os componentes do grupo circulam livremente e em silêncio pela sala, ao som de uma música suave, enquanto lêem a respeito do outro e deixa que osoutros leiam o que escreveu a respeito de si.5-Logo após reunir 2 a 3 colegas, com os quais gostariam de conversar para se conhecerem melhor. Nesse momento é possível lançar perguntas que ordinariamente não fariam.Avaliação1- Para que serviu o exercício? 2- Como nos sentimos?
Conhecer pelas Figuras
Objetivo:- Conhecer pelas figuras.- Quebrar gelo2- Passos:- Espalhar pela sala vários recortes de jornais, revistas, folhinhas,propagandas, etc (as figuras devem ser as mais variadas possível, com temas bem diferentes, para dar maiores possibilidades de escolha aos participantes).- Os participantes passam diante das figuras, observando-as atentamente.Uma música de fundo para favorecer o clima.- Dar tempo suficiente para conhecer todas as figuras, o coordenador dá um sinal e cada participante deverá apanhar a figura que mais lhe chamou a atenção.- Formar pequenos grupos e cada participante vai dizer para seu grupo por que escolheu a figura.
O grupo escolhe alguém para anotar a apresentação de cada um e expor em plenário.- Faz-se um plenário onde o representante de cada grupo apresenta as anotações e a figura que representa o pensamento do grupo.- O coordenador faz um comentário final, aproveitando tudo o que foi a presentado e chamando a atenção para aquelas figuras que estão mais relacionadas.3.Avaliação:- Como nos sentimos ??- Que proveito tiramos dessa dinâmica ??
Fonte: pt.scribd.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário