
Não há como negar que é muito mais fácil trabalhar com pessoas com as quais se tem afinidade do que bater de frente com um ou outro com quem não se dá bem no ambiente organizacional. Nada mais natural do que estender uma amizade de trabalho para fora dele em happy hour às sextas-feiras ou mesmo em viagens de finais de semana, ja que é com os colegas de serviço que se passa boa parte do dia. Por isso mesmo é normal quando os laços de amizade ultrapassam as barreiras do horário comercial.
Mas cuidado! É necessário ter bom senso para não misturar as coisas. Amigos, amigos, negócios à parte. A psicóloga e gerente de Recursos Humanos Simone Santos Melo afirma que poder contar com o colega de trabalho para dividir os problemas do dia-a-dia é saudável, mas é importante saber separar as coisas. Segundo ela, ter um superior como amigo fora do local de trabalho não significa regalias durante o expediente. Simone Santos diz que aquele seu amigo de fim de semana pode, e deve, chamar a sua atenção quando necessário e você, como bom profissional, não pode relaxar suas atividades simplesmente porque quem vai corrigi-las é seu amigo.
Simone Santos acredita que é possível e necessário saber dosar a relação de amizade dentro e fora do trabalho. Os segredos para isso são a maturidade e o respeito à hierarquia. De acordo com ela, muitas empresas não contratam pessoas que têm uma relação de maior proximidade, como marido e mulher ou namorados, justamente por temer que as mesmas “confundam as coisas” e não saibam separar a relação pessoal da profissional. “Se um for chefe do outro pode ser que haja uma confusão hierárquica. Por exemplo: será que na hora de uma bronca a atenção vai ser chamada na ‘medida’ que se faz necessária?", questiona a psicóloga e gerente de Recursos Humanos.
Ela comenta que algumas pessoas que são admitidas em uma empresa, quando eram apenas namorados, podem acabar por perder o emprego depois que se casam, devido ao medo que o empregador tem dessa relação de parentesco dentro do ambiente de trabalho . “Neste caso, os empregadores mandam os dois embora ou optam por um. Geralmente, o escolhido é aquele que apresenta um melhor desempenho profissional, tem o melhor cargo, ganha o maior salário. Há outras empresas que deixam que o casal faça a opção de quem deve continuar no emprego”, fala Simone Santos.
Amizade x trabalho
# Para uma relação saudável, deve-se separar o profissional do amigo
# Assuntos pessoais não podem ser discutidos dentro da empresa
# Evite ter tratamento diferenciado ou aceitar regalias no expediente
Fonte:www.inovesempre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário