
- NUNCA busque cliente na porta ou na vitrine. Se o seu gerente mandar você fazer isso, peça demissão. Você está trabalhando numa empresa horrorosa.
- NUNCA tente “adivinhar” o que seu cliente quer, tipo: “... já percebi seu gosto!! Esse vai ficar óóótimo em você.” ... Se não for com certeza total, não mande essa de jeito nenhum. Você pode errar feio e perder a venda numa tacada só. Conhece o burrinho do Shrek??? Soa igualzinho...
- NÃO fique fungando no cangote do cliente. Mais parece que você está preocupado se ele vai roubar a loja do que qualquer outra coisa. É muito constrangedora essa perseguição implacável dentro do salão. É também tipo o burrinho do Shrek, só que em versão mais agressiva.
- Outra mancada CLÁSSICA: JAMAIS pergunte na frente do cliente – “De quem é a vez???”. Parece que você está dizendo: “Alguém atende esse mala aí porque eu não tô afim agora não...”.
- NÃO guarde a caneta nas orelhas... deixe que o feirante e açougueiro já fazem isso com muito mais propriedade do que você. No bolso traseiro também é bem feio... principalmente para as vendedoras.
- NÃO interfira no som da loja com o seu gosto pessoal. Guarde o seu CD de punk rock, axé, metal, pagode, sertanejo ou funk no seu carro (ou quarto) e entenda que quem define isso é o boss da empresa ou o departamento de marketing. E tome um cuidado especial com o volume. Nem tão baixo, nem tão alto, ok?
- JAMAIS, EM TEMPO ALGUM trate mal quem veio fazer uma troca. É comprovado em pesquisas que ao solucionar o problema de um cliente você tem uma oportunidade melhor ainda para cativá-lo do que num atendimento comum.
- NUNCA mantenha papos paralelos com sua equipe enquanto atende alguém. Um dia um cliente chega pra você e diz na sua lata: “Posso comprar? Tô te incomodando??”.
- NUNCA subestime um cliente pela roupa que ele está usando. Tem muito milionário que faz “tipo” de havaianas, t shirt lisa hering e bermuda... ah! E tem muito 171 que anda na “beca” também!!
- NUNCA chame um cliente de “brou”, “shock”, “colega”, “amigo”, “brother”, “meu bom”, “irmão”, “parceiro”, “braço”... soa muuuuito mal educado e principalmente FALSO. Pergunte o nome e chame-o somente pelo nome, não é difícil.
Fonte: http://www.blogger.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário