sábado, 31 de dezembro de 2011

Começando 2012 com um trabalho



O mercado de trabalho te espera em 2012

Mais um ano que termina... E aí? O que você fez de bom para a sua carreira? Já parou pra pensar se cumpriu os objetivos da sua lista de metas de 2011? Fazer um balanço de sua trajetória profissional é fundamental para se planejar para 2012.

“Pergunte-se: em quantos novos projetos você se envolveu no último ano? Quais as reais contribuições feitas para a empresa? Quantos elogios e prêmios você ganhou ou foi cogitado para? Seja honesto e avalie o seu desempenho para traçar as metas do ano que vem”, ensina Marcos Morita, especialista em Marketing e planejamento estratégico.
Não pense que, por estar no final de ano, você deve deixar de pensar na sua carreira. É possível se organizar com algumas atividades que contribuirão para o seu desenvolvimento profissional no futuro. Confira!

Escolha uma empresa-alvo

Para não sair atirando para todos os lados, faça uma lista das empresas em que você gostaria de trabalhar. “Procure aquelas companhias que atuem no segmento em que gosta, que estejam alinhadas com os seus valores e que ofereçam um plano de carreira”, sugere Morita.

Metas para o Ano Novo

Liste quais são os seus principais objetivos para o próximo ano, tenha foco e não meça forças para conquistá-los. “Pense se você quer um novo emprego, uma promoção ou um aumento salarial. Saber o que quer é fundamental para persistir e alcançar os sonhos”, afirma.
 

Reveja suas falhas

Para quem foi reprovado nos processos seletivos de programas de estágio ou trainee a dica é não desanimar. “Procure analisar onde você falhou, se deixou a desejar em conhecimentos técnicos ou em habilidades comportamentais, para procurar cursos que desenvolvam esse aspecto”, diz o especialista.

Aprenda novos idiomas

Ter conhecimento em duas línguas já é requisito fundamental nos recrutamentos das empresas. Mesmo para quem já tem domínio em dois idiomas, investir em outro nunca é demais. “Faça cursos de férias ou aposte em um intercâmbio de dois meses para turbinar seu aprendizado em outra língua”, recomenda.
 
Invista no networking

É necessário cuidar da rede de relacionamentos, seja em janeiro, julho ou dezembro. “Participar de associações de classe, grupos de executivos e ex-alunos devem fazer parte de sua rotina. Estar presente em eventos e feiras do setor, assim como agendar almoços com ex-colegas e chefes também. Essa rede de contatos pode gerar boas oportunidades para sua carreira.”

Ajudar sempre é bom

Morita ainda lembra que no final de ano também é possível ajudar ao próximo e beneficiar a si próprio. “Os trabalhos voluntários estimulam a capacidade de negociação, trabalho em equipe e liderança. Por que não fazer o bem e ainda desenvolver essas habilidades tão desejadas pelo mercado de trabalho?”


Fonte: msn.clickcarreira.com.br
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário